Para entendermos pensamento é necessário primeiro que entendamos pensar. A palavra pensar tem datação de uso inicial do século XIII, e significa segundo o dicionário HOUAISS da Língua Portuguesa; submeter (algo) ao processo de raciocínio lógico; ter atividade psíquica consciente e organizada; exercer a capacidade de julgamento, dedução ou concepção; refletir sobre, ponderar, pesar.
Daí pode-se delinear pontos para nos aprofundarmos no entendimento sobre os pensamentos.
O pensamento pode ser tanto algo lógico e científico, como também assume significados gerais a respeito de sentimentos, ilusões, atitudes e etc. Há algum tempo, falando em atitude, passava na televisão a propaganda do canal Futura, que tratava justamente do pensamento e o fato de ele ser uma atitude ou não. Na propaganda tem-se a conclusão de que pesar e agir são coisas iguais, e que estamos o tempo todo agindo por meio do pensamento, bem como a única coisa que não podemos fazer é parar de pensar.
A reflexão sobre o pensamento, explicitando o quanto ele nos é inerente na propaganda é a seguinte:
Deixo aqui ainda, o link para os que se interessarem em assistir à propaganda do Canal Futura:
http://br.youtube.com/watch?v=Z3rGy2ABjpI
Pensamentos, atitudes. Baruch Spinoza, filósofo racionalista holandês do século XVII definia os pensamentos como o conjunto de idéias de uma pessoa, de uma escola, de um povo, de uma raça ou de uma época.
Aqui estamos para contribuir com esse conjunto de idéias, e nos encaixamos no grupo definido por Spinoza como pessoas, as atitudes são originadas nos pensamentos, pratiquemos nossos pensamentos. Creio que esta Blog, criado pelo nosso colega Jarbas tenha justamente esta intenção, a de mostrar que pensamentos não são só representações mentais de algo concreto e objetivo, mas que podem ser parte das atitudes do coletivo, das pessoas, escolas, povos, raças e épocas.
Findo aqui esta introdução às contribuições que andarei fazendo ao Blog. Sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário